• INGLÊS - EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA - EDITAL 44/2023
  • 133
  • Período de inscrição encerrado.
Informações

EDITAL 44/2023 - DIRGRAD

 Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira 

Inglês 

PROPPG/DIRGRAD/DALEM - 2023


Conforme nota jurídica 00368/2023/GAB/PFUTFPR/PGF/AGU

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) – campus Curitiba e o Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) – campus Curitiba informam que estão abertas as inscrições para Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira - Espanhol / Inglês, destinado a estudantes de diferentes cursos de Mestrado e Doutorado de diferentes instituições, que precisem comprovar proficiência em leitura em língua estrangeira, conforme as especificações a seguir:


1. Das inscrições 

1.1. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 04/05/2023 a 15/05/2023, seguindo as duas etapas: 

Etapa 1: Preenchimento de formulário de inscrição obtido na página do DALEM (http://www.dalem.ct.utfpr.edu.br/); 

Etapa 2: Pagamento da taxa de inscrição gerada a partir do formulário de inscrição, no período de 04/05/2023 a 15/05/2023

1.2. A inscrição somente será considerada realizada quando do cumprimento de ambas as etapas, isto é, do preenchimento do formulário de inscrição e do pagamento da taxa. 

1.3. O prazo máximo para pagamento da taxa de inscrição é 15/05/2023.

1.4. Poderão inscrever-se para o exame de proficiência em leitura de língua estrangeira ( Espanhol / Inglês) alunos regulares de diferentes programas de pós-graduação de diferentes instituições. 

1.5. Serão aceitas 300 inscrições. 

1.6. No momento da inscrição, deverá ser feita a opção por UM dos idiomas ofertados ( Espanhol Inglês). 

1.7. NÃO será permitido ao inscrito alterar o idioma escolhido depois de realizada a inscrição. 

1.8. Será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais) para cobrir despesas operacionais. 

1.9. O DALEM publicará (http://www.dalem.ct.utfpr.edu.br/) a lista das inscrições homologadas até 19/05/2023 

1.10. A divulgação de informações sobre o processo do exame de proficiência será feita exclusivamente pela página virtual do DALEM, devendo o inscrito consultá-la para se inteirar dos procedimentos.

1.11. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar o processo de inscrição e a divulgação de informações na página do DALEM e guardar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição até a realização da prova, no dia 03/06/2023. 

1.12. O inscrito é responsável e declara a veracidade das informações fornecidas no ato da inscrição para este exame. 

1.13. Em nenhum caso, será devolvido o valor da taxa de inscrição. 

1.14. Todas as informações referentes à prova de proficiência devem ser obtidas na página do DALEM: http://www.dalem.ct.utfpr.edu.br/. 

 

2. Do local e da data do exame 

2.1. O exame de língua estrangeira para os inscritos do campus Curitiba será realizado na Sede Centro do campus Curitiba, situado na Av. Sete de Setembro, 3165, no dia 03/06/2023 sábado, com início às 14h e com duração máxima de duas (2) horas, em salas a serem informadas oportunamente no site do DALEM. Os candidatos deverão comparecer ao local estabelecido com, no mínimo, 30 minutos de antecedência

 

3. Da realização do exame 

3.1. O inscrito ao Exame de Proficiência em Língua Estrangeira deverá apresentar, no ato da realização do exame, os seguintes documentos: 

a) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição; e 

b) Original de documento oficial com foto, tais como RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE. O documento deverá estar em perfeitas condições e permitir com clareza a identificação do candidato. 

3.2. A prova deverá ser realizada com caneta azul ou preta. 

3.3. O inscrito poderá trazer e utilizar quantos dicionários impressos desejar. O DALEM não fornecerá nenhum tipo de dicionário. 

3.4. Durante a realização dos exames não será permitido o empréstimo de dicionários entre os candidatos. 

3.5. Durante a realização do exame somente os inscritos e os aplicadores poderão permanecer na sala e em dependências próximas às salas. 

3.6. Durante a realização do exame, os aplicadores não prestarão auxílio aos inscritos relativamente à prova. 

3.7. Não será permitido o uso de nenhum dispositivo eletrônico, como tradutores automáticos; tablets; canetas tradutoras; fones de ouvido; telefones celulares; notebooks; netbooks, Ipods e/ou similares dispositivos eletrônicos, sob pena sumária de desclassificação. 

3.8. Durante a realização da prova o inscrito não poderá utilizar resumos, gramáticas ou anotações pessoais. 

3.9. O prazo máximo de atraso é de 30 (trinta) minutos após o início da realização do exame. O não comparecimento implica em desclassificação, sem recurso. Em caso de atraso, não haverá prorrogação do prazo de término da prova. 

3.10. Caso o inscrito necessite de qualquer assistência específica, a mesma deverá ser comunicada a esta comissão organizadora por meio do e-mail dalem-ct@utfpr.edu.br. Caberá a esta comissão deliberar sobre solicitações não especificadas em lei.

3.11. A ausência do candidato, por qualquer motivo, implicará sua imediata desclassificação do exame de proficiência. 

3.12. Sugerimos o uso de máscara durante toda a execução da prova. 

3.13. Em nenhum caso, será devolvido o valor da taxa de inscrição.

 

4. Da natureza e do tipo do exame 

4.1. O exame de proficiência em leitura em língua estrangeira avalia a capacidade de compreensão e interpretação de textos escritos. Os textos do exame são de caráter informativo e sobre assuntos gerais retirados de publicações atuais, incluindo da internet. O que se privilegia em um exame dessa natureza são as estratégias empregadas pelo candidato na construção de um sentido para os textos em questão. Isso significa observar o seu entorno: títulos, subtítulos, diagramas, gráficos, fotografias, tabelas, autor, fonte, data ou qualquer outro elemento relevante que contribua para a compreensão dos significados expressos no texto. Portanto, entende-se como leitor proficiente em leitura língua estrangeira o leitor ativo, que interage com o texto na construção de significados. Não se trata, portanto, de um exame que se concentra em conhecimentos gramaticais e lexicais, mas sim em competência em leitura. 

4.2. O exame é constituído de 10 (dez) questões objetivas sobre diferentes textos originalmente produzidos no idioma escolhido pelo inscrito no ato da inscrição. Os temas são de conhecimento geral, ou seja, não versam sobre áreas específicas de conhecimento.

 

5. Da divulgação dos resultados 

5.1 Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 05/06/2023 na página no DALEM (http://www.dalem.ct.utfpr.edu.br/). 

5.2 Os resultados serão divulgados, em ordem alfabética, na página do DALEM (http://www.dalem.ct.utfpr.edu.br/), até o dia 06/06/2023. Constarão da listagem todos os inscritos e as siglas utilizadas serão P (proficiente = aprovado) ou NP (não proficiente = não aprovado), e N/C (não compareceu). 

5.3 Não será divulgado nenhum resultado por telefone e/ou e-mail. 

5.4 A nota mínima para aprovação é igual ou superior a 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). 

5.5 Não será concedida vista de prova ao inscrito. 

5.6 O prazo para interposição de recurso é até às 18h do dia 07/06/2023, para o e-mail dalemct@utfpr.edu.br. Em havendo interposição de recurso, o mesmo será julgado pela Comissão de Elaboração do Exame de Proficiência em Leitura para fins de Mestrado e Doutorado e comunicado igualmente por email até 14/06/2023. 

5.7 As listagens com os resultados dos candidatos vinculados aos programas de pós-graduação da UTFPR serão encaminhadas diretamente à DIRPPG para as providências cabíveis. Candidatos vinculados a outras instituições receberão declaração por e-mail, nos casos em que foram considerados proficientes (aprovados). 

5.8 Após a divulgação do resultado no site http://www.dalem.ct.utfpr.edu.br/, o DALEM enviará declaração por e-mail aos proficientes até 14/07/2023.

 

6.0 Da isenção de taxa

6.1 Poderá pleitear a isenção aqueles que estiverem incluídos no Cadastro Único – CadÚnico, cadastro para famílias de baixa renda, que serve de base para os programas sociais do governo federal, e for membro de família de baixa renda, conforme definido no Decreto 11.016/2022. Neste caso, o candidato deve comprovar estar de fato sendo beneficiado por algum programa do Governo Federal, anexando este comprovante no ato da inscrição. 

6.2 O fato de estar somente cadastrado no CadÚnico, não implica na isenção de taxa. 

 

7.0 Da solicitação da isenção 

7.1 Ao anexar o comprovante que o enquadra no item 6.1, o candidato automaticamente terá realizado seu pedido de isenção. 

7.2 O resultado da solicitação será divulgado até 19/05, conforme indica item de homologação, no cronograma. 

 

Disposições gerais 

Ao se inscrever o inscrito declara estar ciente e aceitar o constante do presente edital. É de inteira responsabilidade do candidato a interpretação deste edital, bem como o acompanhamento da publicação de todos os atos, instruções e comunicados ao longo do período em que se realiza o processo de exame de proficiência, não podendo dele alegar desconhecimento ou discordância. 

O presente texto será publicado na página do DALEM, no edital da Pró-Reitora de Pesquisa e PósGraduação (DIRPPG) e da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), após aprovação da DIRPPG e da DIRGRAD. 

Os casos omissos serão resolvidos pelo DALEM. Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná. 

 

Curitiba, 04 de maio de 2023. 


Rodrigo Lupinacci Villanova 

Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional

Campus Curitiba

(Assinado Eletronicamente) 

 

Rossana Aparecida Finau 

Diretora-Geral

Campus Curitiba 

(Assinado Eletronicamente)


CRONOGRAMA 

AÇÃO

DATA

Divulgação do Edital

04/05/23

Inscrições

04/05 a 15/05/23

Homologação das inscrições

até 19/05/23

Recurso quanto às inscrições

até às 18h00 de 22/05/23

Divulgação do resultado das inscrições após recurso

até às 18h00 de 24/05/23

Realização do exame no campus Curitiba

03/06/23

Divulgação do gabarito

05/06/23

Divulgação dos resultados

06/06/23

Recurso quanto aos resultados

até 18h00 de 07/06/23

Divulgação do resultado final, após prazo de recurso

14/06/23