• CT - Curso de Curta Duração 24.016 - Desgaste de Metais
  • 14
Informações

Curso: Desgaste de Metais

Carga horária: 15 h

Local: On-line (EaD)

Vagas: 16

Inscrições: Até dia 08/05/2024

Período: 10/05/2024 a 25/05/2024 (Sextas e sábados)

Horário: Sextas das 19h às 20h30 e sábados das 9h às 10h30

 

Público alvo:

Engenheiros ligados às áreas de projetos e/ou manutenção de componentes industriais sujeitos ao desgaste.

Pré-requisitos exigidos:

Formação em engenharia.

 

Ementa:

Classificação dos sistemas tribológicos. Desgaste por deslizamento. Desgaste por partículas duras. Desgaste e atrito em sistemas lubrificados. Falhas por desgaste.

 

Metodologia:

Aulas Expositivas por meio de sessões de videoconferência com duas horas de aula síncrona e uma hora de atividade assíncrona disponibilizada por meio de materiais didáticos e atividades organizadas em plataforma Moodle, Classroom e outras utilizadas e disponibilizadas pela UTFPR.

 

Coordenador: Giuseppe Pintaude

Email: pintaude@utfpr.edu.br

 

Instrutor: Giuseppe Pintaude

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Coordenador do Programa de Empreendedorismo (PROEM) do Campus Curitiba da mesma Instituição. Em sua gestão, a pré-incubadora da UTFPR Curitiba foi premiada como a melhor da Regional de Curitiba pelo SEBRAE-PR. Atuou como professor visitante na Universidad Naional del Sur, campus Bahía Blanca, Argentina, em 2023. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT) e coordenador institucional do CT-Infra 2008. Em sua gestão, o PPGEM-CT abriu Curso de Doutorado. Entre 2015 e 2016 foi professor visitante na Escola de Metalurgia e Materiais da University of Birmingham (UK). Entre 2019 e 2020 foi Diretor de Pós-Graduação da UTFPR, sendo implantado em sua gestão diversos programas inéditos, como o Pré-Doutorado e o Pós-Doutorado Voluntário. Foi membro do Conselho Universitário (COUNI) da UTFPR. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Tribologia e Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas e principalmente na caracterização dos seguintes materiais: ferros fundidos, revestimentos, aços inoxidáveis, partículas abrasivas e óleos minerais. Busca atuar em consonância com as demandas industriais na área de Fabricação Mecânica, em especial da indústria automotiva e de óleo gás.

 

 

Investimento: R$ 795 no boleto, ou parcelado (com juros) em até 3x no cartão.

 

Maiores informações:

Divisão de Cursos de Extensão: UTFPR Sede Centro, Bloco J, Térreo

E-mail para contato: dicpro-ct@utfpr.edu.br

Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 17h

https://utfpr.curitiba.br/cursosdeextensao/