Curso de Curta Duração (30 horas-aula) às Quartas e Sextas-feiras das 17:15 às 18:30 PROJETO DE EXTENSÃO UTFPR Idiomas (PE UTFPR Idiomas, nº 0885810 – SEI 23064.027651/2019-16) 1. TÍTULO: Inglês: leitura e escrita para fins acadêmicos 2. OBJETIVOS: O objetivo deste curso é proporcionar o desenvolvimento de habilidade em leitura e escrita em inglês por meio de leituras e atividades que constroem uma interface entre os gêneros textuais acadêmicos tradicionais e aqueles recorrentes de diversas áreas do conhecimento, como textos de e-mail, resumos de artigos científicos (abstract) e descrições de produtos. O curso também pode contribuir para o aprimoramento da proficiência em leitura e leitura crítica, pois aborda estratégias de leitura para textos impressos e digitais, preparando os alunos a atuarem no mundo globalizado. 3. JUSTIFICATIVA: No mundo globalizado, acadêmicos e profissionais cada vez mais precisam desenvolver as habilidades de leitura e escrita em inglês, seja para ter acesso a obras científicas não traduzidas, seja para participar de contextos de estudo e trabalho de abrangência internacional. Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UTFPR), e, mais especificamente com o PE UTFPR Idiomas, este curso é ofertado para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em língua inglesa, habilidades fundamentais para a proficiência em leitura e escritas em língua inglesa em nível operacional. 4. CARGA HORÁRIA: 30 HORAS-AULA (3 horas-aula por tópico), a começar no dia 12/AGOSTO 5. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA: 3 horas semanais (4as e 6as feiras das 17:15 às 18:30) 6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: · Tópico 1: Introdução. · Tópico 2: Estratégias de Leitura: skimming, scanning, uso de cognatos e falso cognatos. · Tópico 3: Expansão de vocabulário e identificação de palavras-chave. · Tópico 4: Noções de morfologia incluindo classe de palavras, uso de adjetivos e advérbios, prefixos e sufixos. · Tópico 5: Estratégias de Leitura: previsão, identificação de tópico e ideia principal. · Tópico6: Identificação de ideia principal, ideias secundárias e detalhes. Produção de resumos. · Tópico 7: Identificação e prática de elementos coesivos. Distinguindo fato de opinião. · Tópico 8: Leitura de e-mails, estudo de estruturas frásticas, elaboração de e-mails. · Tópico 9: Práticas de multiletramento com textos instrucionais. Leitura de imagens, construção de sentido a partir de elementos verbais e não-verbais. · Tópico 10: Revisão morfossintática. Revisão de estratégias de leitura. 7. METODOLOGIA: O curso aborda estratégias de leitura e desenvolvimento de vocabulário e gramática de forma contextualizada. Exposições, leituras e atividades de compreensão leitora e produção escrita em ambiente virtual (Moodle) e uso de ferramentas como webconferência, zoom e vídeo-aulas. 8. AVALIAÇÃO: Serão seguidos os seguintes critérios de avaliação: entrega de atividades nas datas propostas, participação nas discussões online, avaliação diagnóstica e contínua observando-se a evolução do aprendizado, devendo o aluno atender aos produtos esperados no curso. 9. REQUISITOS MÍNIMOS: habilidade de leitura em inglês em nível de Ensino Médio. 10. MATERIAL DIDÁTICO ADOTADO: DREY, R. F.; SELISTRE, I.C.T.; AIUB, T. Inglês- Praticas De Leituras E Escrita. Porto Alegre: Penso Editora. 2015. (Disponível na parceira do projeto, Distribuidora Disal https://www.disal.com.br/). 11. INVESTIMENTO: - ALUNO UTFPR, IFPR, UFPR: R$325 (R$162,50 em até cinco dias após a inscrição + R$162,50 no dia 10/09) - SERVIDOR OU TERCEIRIZADO OU SEUS DEPENDENTES: R$375 (R$187,50 em até cinco dias após a inscrição + R$187,50 no dia 10/09) - COMUNIDADE EXTERNA: R$400 (R$200 em até cinco dias após a inscrição + R$200 no dia 10/09) |